PLANEJAMENTO... A SEQUÊNCIA!
Bem, como havia comentado em minha última postagem, agora vou publicar como está ocorrendo a prática
de nosso planejamento (meu, da Denise e da Silvana)
sobre as plantas.
Nos dias 18 e 19/10, a Silvana trabalhou em sala
o conteúdo Plantas, revendo com os alunos
alguns itens já estudados (conceito, tipos,
funções das plantas), plantas conhecidas por eles,
plantas que os alunos tivessem em casa.
Também inicou os estudos acerca do habitat
e origem das plantas:
aquelas que eram típicas da nossa região,
do nosso estado, do Brasil ou
que fossem exóticas (estrangeiras).
Como uma atividade complementar, pediu que cada
aluno levasse para casa uma folha em branco
e nela desenhasse alguma planta
que tivesse em casa, procurando representá-la
em seus mínimos detalhes e,
ao lado do desenho, escrevesse o que soubesse
a respeito dessa planta.
No dia 20/10, já no ATE
(Ambiente Tecnológico Educacional),
iniciamos os procedimentos para a pesquisa.
Cada alunos pôde procurar livremente em
sites de busca (usou-se o Google) e em livros
por três plantas que quisesse.
A única exigência era que deveriam ser
plantas originárias do Brasil.
Foi interessante perceber o espanto dos alunos
quando descobriam que determinada planta
não era brasileira, ou o contrário!
Nesta semana, em sala, novamente a Silvana
retomou alguns conceitos, tais como floração,
sementes, modos de reprodução, habitat,
utilidades e usos, etc.
Na aula do ATE de hoje (27/10),
cada aluno escolheu uma única planta para pesquisar
e começou a preencher a FICHA DA PLANTA,
que já havia sido entregue e discutida anteriormente.
Ainda teremos mais uma aula para que possam
terminar de preencher as fichas e isso deve
ocorrer na próxima semana...
Vejam os vídeos da semana passada, no ATE.
Um comentário:
Oi Nara!
Parabéns pelos registros. A resposta a questão lançada (vídeos dos alunos) será por e-mail. Bjs
Postar um comentário