VIAJANDO... POR MEIO DE LIVROS E MUITA IMAGINAÇÃO...

Que bom que você passou por aqui!! Sinta-se em casa para contribuir: comente, contribua, interfira!



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

07/11/2011

Hoje a sequência do projeto é na...
Biblioteca!

Pois então, hoje nosso encontro com os alunos dos 4ºs anos foi na Biblioteca da escola. Nesse espaço, durante a aula semanal  de leitura e troca de livros, aproveitei para ler para eles a história A maior flor do mundo, de José Saramago.
Nesse livro (creio que o único infantil do grande escritor português, morto recentemente), descobrimos como um menino, sem nenhuma intenção de salvar o planeta, salva uma flor e, com isso, desperta a atenção dos moradores de sua cidade para as questões ambientais.



Após comentarmos a história, explorando as várias interpretações que surgiram por parte dos alunos, passamos a discutir os conceitos que surgiram no decorrer da mesmo: desmatamento, devastação, áreas recuperadas, matas nativas, reflorestamento, enfim,  relacionando-os aos que eles já estavam estudando em sala.
Para encerrar esse momento, propusemos que cada aluno passasse a observar - em sua casa, na escola, nos caminhos que percorrem entre essas e todos os seus entornos - espaços relacionados com esses conceitos, apresentando a proposta de gravarmos pequenos vídeos desses locais, para depois serem colocados no site da escola. Também combinamos que, em nosso próximo encontro no ATE, iremos assistir ao vídeo feito dessa obra de Saramago e que está disponível no Youtube.

 

Um comentário:

LEILA'S BLOG disse...

O Vídeo é uma delicia.
A atividade de analise do uso do vídeo que vc tem que realizar pode ser dessa experiência. Que tal?
BJs