VIAJANDO... POR MEIO DE LIVROS E MUITA IMAGINAÇÃO...

Que bom que você passou por aqui!! Sinta-se em casa para contribuir: comente, contribua, interfira!



terça-feira, 29 de novembro de 2011

MÍDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR 

Sou e sempre fui ligada às tecnologias, às novidades, sou muito curiosa e adoro aprender e desvendar coisas "misteriosas". Isso, em minha profissão - professora - sempre funcionou como um "bônus", um facilitador, pois se alguém comentava acerca de algum recurso tecnológico, eu já dava um jeito de ir atrás e descobrir como funcionava e como poderia aplicá-lo em minha prática pedagógica.
Dessa forma, penso que pude oferecer  aos meus alunos possibilidades um pouco melhores e bem mais interessantes de entenderem e se apropriarem dos conhecimentos, que, do contrário, seriam, no mínimo, um pouco mais chatos de aprender...
E agora, mesmo não trabalhando mais diretamente em sala, pois estou na Biblioteca da escola Erich Blosfeld, continuo atuando com alunos e a prática de integrar os diversos recursos tecnológicos ao trabalho ainda perpasse minha atuação, assim, pesquiso e apresento vídeos que tenham relação aos livros, temas e autores trabalhados durante as aulas de leitura na biblioteca. 
Além de atender aos alunos e professores nesses momentos, articulando o projeto de leitura da escola, atuo também como articuladora das Tic's e das questões étnico-raciais. Num exemplo bem recente, no dia 21 de novembro, fizemos uma parada para refletirmos sobre o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), quando convidamos as turmas - tanto de Educação Infantil como de Ensino Fundamental - para assistirem a alguns vídeos selecionados acerca do tema. Uma das histórias contadas em um dos vídeos (retirado do Youtube) é da Turma da Mônica, em Mônica e os Azuis, de Maurício de Souza, que explora o preconceito e a discriminação numa linguagem acessível, sensível e fazendo o uso de belas metáforas.

O resultado? Muito bom, com certeza! O tema, que pode ser pesado e complexo, considerando que em nossa escola temos muitos alunos e funcionários afro-descendentes, foi tratado de forma leve - entretanto não descompromissado - e o recurso escolhido - diversos vídeos / quem não adora ouvir e assitir histórias? - permitiu que os alunos expusessem suas opiniões e percepções sem receio.

Um comentário:

LEILA'S BLOG disse...

Oi Nara!

Mídia e histórias, combinação perfeita para despertar o gosto em aprender.
Atividade concluída.
Um abraço.